Redação do vestibular comentada

Exemplo de redação
Como no tempo da escravidão
A escravidão foi oficiaImente abolido no Brasil há mais de um século, mas os condições de trabalho que existiam naqueles tempos ainda não acabaram, pois elas não estão atrelados a uma lei escrita num papel, mas o fatores como má distribuição de rendo e exclusão social. Em muitos lugares do país, há pessoas que trabalham por muitos horas e em péssimas condições, apenas em troca de comido e moradia, o que fere a dignidade humano.
Antes da Lei Áurea, a cor de um indivíduo determinava o seu destino no mundo do trabalho. O negro tinha uma baixa expectativa de vida, dormia e se alimentava mal e trabalhava por muitas horas seguidas nas lavouras ou na mineração. Não tinha direito ao lazer, à posse de bens, enfim, não usufruía dos mesmos direitos que a sociedade bronca. Hoje, em uma relação parecida, muitas pessoas são excluídas da sociedade por sua pobreza, como aquelas que sobrevivem recolhendo lixo reciclável nos aterros das cidades ou as que trabalham no setor agropecuário em troco de solários muito baixos.
Enquanto o escravo não podia votar ou desfrutar suo liberdade, essas pessoas que vivem na miséria não podem comprar bens de consumo ou fugir do trabalho degradante, pois não têm escolha. Os trabalhadores rurais, em especial, estão sujeitos às relações de trabalho mais injustas: eles são muitos vezes ameaçados pelos contratadores de empreitada, os "gatos" que prometem trabalhos e bons pagamentos, algo que, na maioria das vezes, não corresponde à realidade.
Para reduzir essas formas exploratórios de trabalho, que vão contra a dignidade humano, nossos políticos deveriam estimular o fiscalização e aplicação de leis contra as práticos que cerceiam a liberdade do trabalhador. Esse seria um primeiro passo paro contarmos com uma realidade mais digna, hoje e no futuro.
(Fonte: redação de voluntário para a Abril Coleções)



Análise da redação

POSICIONAMENTO CLARO: essa redação é um bom exemplo de como a simplicidade pode resultar em um texto bastante aceitável. Não há grande profundidade argumentativa ou originalidade, é verdade, mas o autor soube encadear bem suas ideias para reforçar seu ponto de vista de que muitas relações de trabalho permanecem dentro dos padrões do trabalho escravo. No primeiro parágrafo, expôs sua tese: o fim da escravidão, no Brasil, não encerrou definitivamente as condições de trabalho daquele sistema. No segundo, descreveu uma situação histórica, a escravidão; no terceiro traçou paralelos entre a escravidão e algumas relações de trabalho da atualidade. Por fim, no último parágrafo, propôs uma intervenção transformadora.

INTERDISCIPLINARIDADE: o candidato soube relacionar situações históricas ao tema discutido na redação. Os detalhes na descrição do cotidiano do negro na época da escravidão demonstram aproveitamento dos conteúdos vistos no Ensino Médio. Ao associar essa situação histórica a acontecimentos da atualidade - como catadores de lixo nas cidades e pessoas contratadas por "gatos" (exemplo extraído de um dos textos da coletânea) -, o autor da redação demonstrou olhar crítico.

DOMÍNIO DA LÍNGUA: a dissertação analisada é um bom exemplo do respeito à norma padrão. Não há erros ortográficos, de pontuação nem de concordância e há bom uso das conjunções. O desvio da norma padrão pode contar pontos negativos na redação. Caso queira ler mais sobre isso, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário